Logo Femina

Ecografia Obstétrica com Doppler

10 de julho de 2020

Oiii queridas pacientes!! 

Você sabe por que é feito o ecografia obstétrica com doppler?

Também conhecido com Doppler fetal, é indicado pelo médico, junto com a eco obstétrica ou com a morfológica, e serve para avaliar os vasos sanguíneos e a velocidade do fluxo de sangue do cordão umbilical e da placenta, observando se há alguma alteração no fluxo sanguíneo para o feto, de forma a programar melhores formas ou o momento para o parto.

Este exame costuma ser feito no terceiro trimestre da gestação, entre 32 a 36 semanas, sendo especialmente necessário caso o obstetra suspeite de alguma alteração provocada por situações como crescimento abaixo do esperado, diabetes materno, alteração da quantidade do líquido amniótico, gestação de gêmeos ou diminuição da movimentação do feto, por exemplo.

Além disso, este exame também auxilia no acompanhamento da saúde da mãe e no diagnóstico de possíveis doenças desenvolvidas durante a gestação, como pressão alta, diabetes ou infecções. Para as mulheres já diagnosticadas com alguma dessas doenças, ou quando há risco de pré-eclâmpsia, a realização do exame é obrigatória.